6 sinais que indicam a necessidade de um sistema para sua ótica
Dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) apontam que, no faturamento acumulado entre janeiro e setembro de 2021, o setor teve um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior e, espera-se que essa tendência de elevação permaneça.
No entanto, para que os negócios tenham bons resultados, é preciso ter consciência sobre a importância da tecnologia, o que inclui a utilização de um sistema para sua ótica que acompanhe a atualidade.
É muito comum encontrar empresários do segmento com a crença de que, em função do tamanho do negócio, os recursos tecnológicos não se fazem necessários. Mas, alguns sinais podem mostrar a necessidade de sua implementação.
6 sinais que indicam a necessidade de um sistema para a sua ótica
Para facilitar as operações e agregar valor à experiência do cliente, a digitalização torna-se peça fundamental. Pensando em auxiliar as empresas neste sentido, listamos 6 motivos que evidenciam o quanto a loja precisa de um sistema:
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Desorganização e falta de padronização por não ter processos digitalizados
Sem organização e padronização dos processos, certamente uma organização perde tempo e recursos. Isso porque, neste caso, é necessário retrabalho, além de haver uma grande probabilidade de furos e falhas que comprometem a operação.
Além disso, ao deixar de contar com a digitalização, muitas atividades manuais e repetitivas precisam ser feitas, comprometendo a agilidade e até mesmo a motivação da equipe.
Isso impacta também na definição de estratégias para o negócio. Óticas que pautam seus processos ainda em papel e não tem uma metodologia de coleta de informações implantada, não conseguem reunir os dados necessários para a construção de ações eficientes.
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Dificuldade em fidelizar clientes com uma boa experiência de compra
Se existem dificuldades em fidelizar clientes, é um sinal importante da necessidade de um sistema para sua ótica.
Uma boa experiência depende de processos ágeis e acessíveis a todos os envolvidos, incluindo a capacitação da equipe interna.
Quando falta um software adequado às operações, os vendedores têm mais dificuldade em conhecer o histórico de compra e outras informações que ajudam nas estratégias de marketing e relacionamento com o cliente.
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Dificuldade em mostrar o valor dos produtos
Outro sinal de que você precisa de um sistema para sua ótica é a falta de uma ferramenta que mostre aos clientes os reais benefícios de cada lente, a partir de demonstrações práticas e interativas, podendo incluir, por exemplo, visualização do tratamento antirreflexo, campos visuais, fotossensível, luz azul, entre outros atrativos que geram valor.
Se o vendedor não tem recursos tecnológicos que acompanham as atualizações de mercado possibilitando mostrar ao consumidor essas diferenças, as vendas acabam prejudicadas. Mas, quando há meios digitais que fazem o cliente entender os benefícios acima do preço, certamente ele aceitaria pagar mais por um tratamento superior, o que também resultaria em mais lucratividade.
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Falta de estratégias de negócio
Sem um software que integre os dados dos clientes, histórico de compras, finanças, entre outros indicadores importantes, torna-se complicado criar estratégias de negócios realmente assertivas.
Entre os aspectos envolvidos nesta deficiência estão vendas não registradas, falta de controle das entradas e saídas e mistura das finanças pessoais com as profissionais. Tudo isso, impossibilita entender o cenário em que a loja se encontra e dificulta a tomada de decisão para o futuro do negócio.
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Dificuldade em mensurar estoque
A falta de controle de estoque está entre os erros mais comuns cometidos pelas óticas. Sem o conhecimento sobre os itens disponíveis e os que estão em falta, fica inviável saber o que realmente deve ser comprado, por exemplo.
Isso impossibilita até mesmo a otimização do controle de capital e enfraquece o poder de decisão da gestão sobre a forma de aplicação de recursos para o crescimento.
Além de que, quando o levantamento é mensurado de modo manual, acaba se tornando pouco eficiente e ainda pode demandar muito tempo por parte da equipe.
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Confusões contábeis com NF-es
Um negócio desorganizado e que não cuida adequadamente dos seus processos contábeis, como as notas fiscais, muito provavelmente não têm os resultados que poderia alcançar caso os processos tivessem a organização necessária ao dia a dia.
Se esta ação acontece sem o auxílio de um sistema para óticas, certamente existe confusão, perda de tempo e de recursos, gerando prejuízos e outros impactos fiscais para o negócio.
De modo geral, quando há um sistema tecnológico implantado que tenha recursos atuais, o negócio como um todo ganha. A inovação presente nos softwares traz mudanças capazes de criar uma nova percepção dos clientes a respeito da loja, dos produtos e dos benefícios que ele pode ter comprando naquele lugar, além é claro, de revolucionar toda a gestão interna das atividades.
Como escolher o sistema ideal para a sua ótica
Depois de ler até aqui e ter enxergado a sua realidade nesses sinais, é possível que você esteja convencido de que precisa digitalizar o seu negócio com o uso de um software apropriado. Mas afinal, como escolher a melhor solução?
Confira alguns passos importantes para que isso ocorra de maneira adequada:
– fazer um levantamento das reais necessidades da empresa;
– verificar as funcionalidades do software, de modo que estejam de acordo com as demandas;
– escolher uma solução que ofereça suporte e treinamento;
– analisar a facilidade de uso;
– verificar as ferramentas de segurança do sistema;
– questionar a possibilidade de integração com outros sistemas;
– analisar o custo-benefício, já que “o barato sai caro”.
SaaSVision: o sistema para a sua ótica
O SaaSVision é um sistema especialmente desenvolvido para óticas, que une o que há de melhor e mais moderno em sistemas de atendimento e demonstrativo de lentes integrando à gestão e retaguarda do seu negócio.
Permitindo padronizar o atendimento e tornar as lojas 100% digitais, o sistema ainda traz os seguintes diferenciais:
– Aumento médio de 30% das vendas em loja e também o ticket médio da venda de lentes;
– Redução do tempo de atendimento dos vendedores e aumento do número de clientes atendidos;
– Treinamento de vendedores de forma rápida e padronizada;
– Eliminação do catálogo de produtos impressos, possibilitando ter todas a lentes e valores atualizados junto aos principais laboratórios do país de forma digital;
– Integração das ordens de serviços e orçamentos aos outros sistemas;
– Tomada de medidas DPN e altura pupilar sem a necessidade de réguas escala ou pupilômetros;
– Economia de tempo e otimização das vendas;
– Usando apenas um tablet, as equipes de vendas passam a ter uma ferramenta que garante um atendimento padronizado, ágil e 100% digital.
Com o sistema de gestão integrado, há resultados como escalabilidade, segurança das informações, flexibilidade em acompanhar o fluxo dos dados, redução de custos e diminuição do tempo de resposta em transações.
Gostou do conteúdo? Ficou interessado em saber como o SaaSVision pode auxiliar o seu negócio? Então conheça melhor o sistema!